Tomografia Computadorizada

Atendimento ao Paciente

Agende agora mesmo seu exame de segundas a sextas, das 8h às 18h.

Rua Dr. Luiz Bastos do Prado, 1586 – Centro – Gravataí-RS

(51) 3484.4000

Exames de Tomografia Computadorizada (TC) fornecem imagens mais detalhadas do que os de raios X convencionais, especialmente no caso de vasos sanguíneos e tecidos moles tais como órgãos internos e músculos. Para algumas varreduras de CT, um agente contrastante especial é injetado na veia antes do exame, pois isto permite futuras avaliações dos órgãos e vasos. Estas preparações para o exame podem demandar tempo adicional. A TC pode fazer imagens de qualquer parte do corpo incluindo o coração, pulmões e abdômen. Exames de TC são também inestimáveis na avaliação de lesões no esqueleto, até mesmo ossos muito finos aparecem claramente.

Durante o exame o paciente fica em uma maca confortável que se move através do ”Gantry”. A varredura por TC não é dolorosa e é segura para pessoas com marca passo e desfibriladores.

As Tomografias Computadorizadas são valiosas em emergências, pois elas são capazes de fornecer informações muito rapidamente. Isto é importante, por exemplo, ao diagnosticar fraturas, lesões cerebrais, doenças no coração e lesões internas. Além disso, a curta duração do processo de varredura beneficia pacientes que não permanecem imóveis facilmente. A TC é uma ferramenta diagnóstica muito importante para o diagnóstico de todos os seguimentos de diferentes situações clínicas.

A Raio Som trabalha com mínimas exposições possíveis aos raios X e estuda para minimizar a dose de radiação ao paciente. Assim como os raios X convencionais, os exames TC não são recomendados para mulheres grávidas, a menos que ele seja absolutamente necessário e autorizado pelo médico solicitante.