Organização Mundial da Saúde diz que zika se espalha pelas Américas

Organização Mundial da Saúde diz que zika se espalha pelas Américas

Organização Mundial da Saúde diz que zika se espalha pelas Américas

A Organização Mundial de Saúde disse que o vírus zika vai se espalhar pelas Américas. O Brasil está entre os países com os maiores números de casos. Dos países das Américas, os únicos que, segundo a OMS, devem escapar do zika vírus são o Canadá e o Chile.
Hoje, o ministro da Saúde falou duas vezes, em Brasília, sobre a preocupação do governo e a necessidade de acabar com os focos do mosquito Aedes aegypti. Primeiro, quando disse que o mosquito existe no Brasil há 30 anos e não conseguimos acabar com ele, o ministro Marcelo Castro, do PMDB, chegou a afirmar que o Brasil estava perdendo a guerra contra o Aedes aegypti.
À tarde, ele se reuniu com a presidente Dilma Rousseff. Depois, reforçou a importância de medidas preventivas e falou que o governo está negociando a compra de repelentes para distribuir para cerca de 400 mil grávidas cadastradas no Bolsa Família.
Ele também declarou que o inimigo número um do Brasil é o mosquito Aedes aegypti. “Agora é uma guerra completa contra o mosquito e essa batalha nós precisamos vencer. Nós somos obrigados a vencer, sob pena da história nos julgar, nós todos, nós sociedade brasileira, de não termos tido a competência suficiente de eliminar o mosquito, que transmite doenças tão graves e que pode trazer uma geração de pessoas que vão precisar de cuidados especiais para o resto de suas vidas”.
O ministro da Saúde também disse que, na sexta-feira, a presidente vai fazer uma videoconferência com todos os governadores na sala especial de monitoramento da epidemia, em Brasília. O zika vírus está relacionado a casos de microcefalia, que já são mais de 3.800 no país.

Add Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *